Quais os benefícios do Crossfit?

Crossfit é uma metodologia criada por um ex-ginasta americano que mistura leveza e intensidade em série de exercícios que mudam a cada aula.

Se você está procurando uma atividade física dinâmica, que fuja da rotina, precisa conhecer o CrossFit, programa de condicionamento físico baseado em movimentos funcionais e exercícios de alta intensidade. Não parece, mas há quem desista de praticar uma atividade física justamente por não suportar a monotonia de movimentos repetitivos em séries intermináveis de musculação.

O CrossFit está bem distante da monotonia. Os treinos mudam todos os dias, para estimular o desenvolvimento dos alunos e também para mantê-los focados e motivados. Com cerca de uma hora de duração, a aula divide-se em três etapas: aquecimento, seguido por um alongamento dinâmico (mais ativo e técnico), e o WOD (workout of tire day ou treino do dia).

Aula de Crossfit com os alunos fazendo agachamento com peso

É no WOD que irá se concentrar toda a intensidade da aula. Mas, não se preocupe: se adequa a intensidade do WOD conforme o ritmo e condicionamento de cada aluno. Uma das grandes virtudes do CrossFit é justamente essa adaptabilidade: os treinos moldam-se à característica de cada aluno — dos que não se exercitam há bastante tempo, aos que já estão com bom preparo físico.

Graças à versatilidade do método, é possível reunir alunos em diferentes estágios de preparação em uma mesma aula.

Criado pelo ex-ginasta americano Greg Glassman, o CrossFit nasceu baseado em movimentos naturais, mas com uma metodologia esportiva:

“Acredito que onde é menos importante do que como e com quem você treina. Com quem você treina, importa mais do que o tipo de equipamento que possa estar disponível”

Ricardo Silva

O professor Ricardo Francisco da Silva, que estuda e dá aula de CrossFit desde 2012, está à frente do único box afiliado na cidade — é um dos 13 mil boxes afiliados em todo o mundo.

Segundo ele, os treinos variados trabalham dez capacidades físicas: resistência cardiorrespiratória; resistência muscular; flexibilidade; força; potência; velocidade; coordenação motora; agilidade; equilíbrio e precisão.

Nas aulas, o professor vai avaliar o aluno e ensinar os movimentos básicos. “Muito além de um programa que promete resultados rápidos, e eles virão, o CrossFit muda a forma como nos relacionamos com o corpo; nos preparando para encarar e vencer desafios que julgávamos difíceis de serem superados”, diz Ricardo.

Matéria da Revista Moderna, edição de Agosto 2018